Bienal – MSP Novas roupagens para os clássicos do Maurício de Sousa

327 Visualizações Deixe um comentário

Um dos paneis mais esperados, ao menos para mim, de toda a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, reuniu grandes quadrinistas para falar de Graphic MSP e as novas roupagens que foram dadas aos clássicos do Maurício de Sousa.

A mesa desde o início começou animada, até mesmo o pequeno atraso de Gustavo Duarte foi tema de piada, “Ele é o Tony Stark da MSP!” disse Sidney Gusman, comparando o artista ao personagem da Marvel. Sempre com o bom humor em alta a equipe expos como foram suas experiências pessoais ao trabalhar com esses personagens clássicos. No decorrer do debate ficou claro como a influência de vida de cada um acabou refletida em suas histórias, como o Gustavo que usou lembranças de sua infância no interior de São Paulo para reinterpretar o Chico Bento, ou a própria Bianca Pinheiro que emprestou seu costume de “desenhar para pôr as ideias em ordem”, para Mônica em sua última HQ Força. Vale um destaque para nítido envolvimento emocional que cada artista teve com seu personagem, a importância que a Mônica, Cebolinha, Magali ou Chico Bento tem para nós que crescemos e praticamente nos alfabetizamos com o Maurício de Sousa é óbvia. Muitas vezes não imaginamos como é importante também para o quadrinista trabalhar com esses personagens, artistas que fazem trabalhos incríveis para grandes editoras ainda se emocionam ao revisitar o Bairro do Limoeiro.

14359711_1293132637388119_2063893614_o   14359749_1293132750721441_906083570_o

Grandes novidades estão a caminho. O painel também serviu para alimentar algumas especulações sobre futuros lançamentos e outras novidades que já acenam no horizonte. Logo de início foi perguntando ao Gusman se existe o plano de relançar todas as HQs da Graphic MSP em uma BOX, ou algum tipo de “edição para colecionadores”, algo já esperado pela legião de fãs do selo. De início ele desconversou, “Olha o cara, tá querendo tirar uns spoilers!” disse o planejar editorial da MSP. Pra colocar mais pimenta, o popular Sidão ainda completou: “Vocês vão me odiar quando descobrirem o que eu estou preparando!” Fica toda nossa expectativa por essa surpresa. Cris Peter, também presente na mesa, fez questão de dar sua opinião sobre o terceiro volume do Astronauta, em que ela está trabalhando, “Não posso falar nada, mas é a melhor de todas!”. Talvez a maior surpresa de todas tenha sido a confirmação de uma produção de uma história do Horácio. Nada ficou muito claro, apenas foi dito que um desenhista estava no projeto, mas que apresentou um resultado muito longe do esperado, por isso a ideia ainda está em estágios iniciais. Mas não deixa de ser uma grande notícia para todos os fãs da MSP.

14285246_1293132690721447_514844153_o

Em entrevista ao site Nerdnation, Gusman ainda falou sobre a adaptação em Live-action que Turma da Mônica Laços está prestes a receber. O projeto já havia sido anunciado a algum tempo e agora parece que estamos muito próximos do período de produção. Gusman deixou claro que o processo de escolha da HQ para a adaptação foi um projeto do estúdio e ao ser perguntado sobre qual história da Graphic MSP ele gostaria de ver nas telonas, prontamente disse Astronauta, uma opinião que com certeza boa parte dos fãs do selo concordariam.

14315818_1292336657467717_723758703_o

A entrevista completa você poderá conferir em breve no nosso canal no YouTube, We Are Nerdnation. Também não deixe de conferir nossa cobertura completa da Bienal de Quadrinhos de Curitiba clicando aqui.

Biografia do Autor

Thompsom Sigel

Pesquisador e consumidor assíduo da cultura pop, nerd, viciado em cinema, apaixonado por quadrinhos, maluco por musica e com uma longa bagagem cultural. Este sou eu, publicitário e criativo. Com a pretensão de trabalhar com aquilo que gosta e a sensação de ter escolhido a área certa para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *