O Pós-Terror

125 Visualizações Deixe um comentário

O gênero terror tem mostrado mais um sub-gênero nos últimos anos.  Tudo começou com uma coluna lá no The Guardian, onde o jornalista Steven Rose utilizou o termo pós-horror para definir um tipo específico de terror que estava nos rodeando. Nada mais é do que filmes com atmosfera sombria e assustadora, mas que nos poupam dos famosos jump-scares. Eles compartilham alguns elementos que se diferem dos filmes de terror mainstrean desse século.

Sem perceber, esses filmes estão aparecendo aos poucos e mudando o conceito de que apenas filmes que nos fazem pular da cadeira são assustadores, porém eles tem agradado mais a crítica do que o público.

A ideia do pós-terror tem causado também uma certa polêmica. Se de um lado o termo define essa nova leva de filmes, por outro lado, isso não parece ser tão original assim. Um filme bem famoso que podemos dar como exemplo é O Bebê de Rosemary (Roman Polanski -1969), ele não tem jump-scares, a violência usada no filme é para muitos imperceptível e causou uma certa revolta em alguns por ‘não mostrar nada’. Ou seja, ele tem todos os elementos necessários para ser chamado de pós-horror, mas foi feito na década de 60. Então será que esse é o termo correto para definir esse estilo?

Vamos pensar no ‘pós’ sendo usado em vários estilos de arte como música e pintura por exemplo. O pós-punk é uma derivação do punk, porém se você ouvir os dois estilos, consegue claramente ver a diferença. A mesma coisa o modernismo e o pós-modernismo. Se o ‘pós’ sempre é usado para definir algo que vem depois/após, então o termo pós-terror está sendo usado errado. Então podemos concluir que o pós-terror não é um sub-gênero novo.

Mas polêmicas à parte, veja alguns filmes que tem sido considerados inovadores:

A Ghost Story- 2017

“Um rapaz recentemente morto retorna para o seu lar em forma de um fantasma de pano branco para tentar se reconectar com sua esposa ainda viva.”

Ao Cair da Noite- 2017

Resultado de imagem para ao cair da noite

“Paul (Joel Edgerton) mora com sua esposa e o filho numa casa solitária e misteriosa, mas segura, até que chega uma família desesperada procurando refúgio. Aos poucos a paranóia e desconfiança vão aumentando e Paul vai fazer de tudo para proteger sua família contra algo que vem aterrorizando todos.”

A Bruxa- 2015

Resultado de imagem para a bruxa

“Nova Inglaterra, ano de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando á beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido deles desaparece e a colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado.”

Corrente do Mal- 2014

Resultado de imagem para corrente do mal

“Para a jovem Jay, de 19 anos, o outuno deveria se concentrar na escola, nos meninos e nos fins de semana no lago. Mas, depois de um encontro sexual aparentemente inocente, ela se vê atormentada por estranhas visões e um sentimento constante de que alguém ou algo está seguindo-a. Confrontada com este fardo, Jay, com a ajuda de seus amigos, deve encontrar uma maneira de escapar dos horrores que parecem estar a poucos passos de distância.”

Boa Noite, Mamãe- 2014

Imagem relacionada

“Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe (Susanne Wuest) volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.”

Personal Shopper- 2016

Resultado de imagem para personal shopper

“Maureen (Kristen Stewart) é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como “personal shopper” para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça dividia esse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.”

 O Espelho- 2013

Resultado de imagem para o espelho filme

“Tim e Kaylie são dois irmãos traumatizados pela morte inexplicada dos pais. Quando Tim sai de um hospital psiquiátrico, após anos internado, ele tem certeza de que a causa da tragédia familiar é um grande espelho que acompanha a família há séculos. Cercados por fenômenos paranormais, os dois tentam provar que o objeto é o verdadeiro responsável pela sangrenta história de seus ascendentes.”

 

 

 

 

Biografia do Autor

Isabela Picolo

Amo viajar e conhecer lugares novos. Sempre gostei de filmes, principalmente dos gêneros terror,ficção cientifica e drama. Adoro conversar e escrever sobre esse tema. Já trabalhei em diversas áreas. Me formei em Publicidade e Propaganda e fiz MBA em Marketing e Gestão de Empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *