Vinte anos de Harry Potter

225 Visualizações Deixe um comentário

Nessa segunda-feira uma das maiores sagas que já vimos completou 20 anos de existência. Harry Potter e a Pedra Filosofal era lançado em 26 de junho de 1997 com apenas 500 cópias. Desde então o sucesso foi estrondoso, ao todo foram mais de 450 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, fazendo de J.K Rowling a primeira pessoa a ficar milionária escrevendo livros.

Não é segredo pra ninguém que há 17 anos atrás, no auge dos meus 12 anos de idade nos anos 2000 (o ano do bug do milênio), eu comecei a ler Harry Potter e a Pedra Filosofal em um dia de tédio em casa, quando fui caçar o que ler na prateleira de livros do meu pai. Sim, ele tinha o livro do menino que sobreviveu, inclusive meu pai leu todos os livros. Enfim, eu me deparei com Harry Potter, li a sinopse e resolvi tentar. Devorei o livro em menos de uma semana, e qual não foi minha surpresa ao saber que Harry Potter era o mais novo fenômeno que o mundo estava comentando? Me senti estúpida por nunca ter ouvido falar de um livro maravilhoso como esse, e, obviamente, fiquei com vontade de ler todos os outros. Quando o primeiro filme foi lançado em 2001, eu já tinha lido até Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, e fui no cinema com uma expectativa gritante. Assim seguiram-se anos da minha vida, os livros eram lançado e eu já deixava o meu reservado antes do lançamento e sempre fazia fila nas portas dos cinemas para ver os longas, porque naquele tempo os lugares não eram marcados. Harry Potter mudou toda a minha vida e até hoje, com meus 30 anos na cara, eu consumo quase que diariamente esse mundo mágico criado por J.K Rowling.

Assim como eu, muitas pessoas pelo mundo tiveram suas vidas mudadas pelas aventuras de Harry e seus amigos, algumas no sentido literal da palavra. Rowling nos presenteou não só com uma história maravilhosa, mas também com verdadeiras mudanças.

Foi após o advento de Harry Potter que surgiu uma geração de leitores, que por sua vez influenciam gerações futuras até os dias de hoje. Muita gente estava acostumada a ler aqueles livros obrigatórios na escola, que convenhamos não eram muito atrativos, se deparar com um mundo secreto e mágico fez muitas pessoas verem que ler pode ser uma das melhores experiências da sua vida.

Consequentemente se as pessoas leem mais elas escrevem mais, depois que Harry Potter foi lançado vimos várias outras sagas surgirem. Para citar algumas; Artemis Fowl, As Crônicas de Spiderwick, Desventuras em Série e Jogos Vorazes.  Outro fenômeno foram as fanfics, muitas ficaram famosas tiveram seus livros publicados e viraram até filme. Um exemplo é Cidade dos Ossos, que nasceu de uma fanfic de Harry Potter.

Sem dúvida um dos maiores legados de Rowling foram os valores que os livros nos ensinaram; o amor, a diversidade, a tolerância e o respeito ao próximo estão presentes em vários momentos da história. Ao longo de seus sete anos Harry Potter destruiu paradigmas e quebrou preconceitos, desde Hermione, a nascida trouxa que é a bruxa mais inteligente de seu tempo, até Dumbledore, gay e um dos bruxos mais poderosos de que já ouvimos falar.

Harry Potter veio para ficar, sem sombra de dúvida não há uma pessoa sequer no mundo inteiro que nunca tenha ouvido falar das aventuras do menino que sobreviveu. Muitas se apaixonaram por sua história, assim como muitos outros ainda irão se apaixonar. E a gente só tem uma coisa a dizer: muito obrigada, J.K Rowling! <3

Biografia do Autor

Lakini Suryana

Fanática por Harry Potter, mas publicitária e fotógrafa de formação. Trabalho com comunicação e encontrei na escrita uma das maneiras de me expressar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *