Game of Thrones: Quem vai matar Cersei Lannister?

242 Visualizações Deixe um comentário

Já tivemos três reis mortos em Game of Thrones, e agora que Cersei Lannister foi coroada Rainha dos Sete Reinos, o relógio está correndo. A pergunta que não quer calar é quem irá destroná-la e se a Profecia Valonqar vai realmente acontecer.

O que é a Profecia Valonqar?

Para quem não lembra, na sexta temporada da série Cersei revela a seu irmão e amante Jaime que recebeu uma profecia sobre seus filhos morrendo, e afirmou que tudo estava se tornando realidade. O primeiro episódio da quinta temporada começou com Cersei bem jovem e sua amiga visitando uma bruxa que leria o destino delas. A versão disso nos livros é bem mais longa e um pouco diferente, e é conhecida como Profecia Valonqar.

A profecia basicamente se resume a três previsões da bruxa, conhecida como Maggy, a Rã:

Cersei, esperando se casar com o príncipe Rhaegar, pergunta: “Quando vou casar com o príncipe?”

Maggy: “Nunca, você vai casar com o rei.”

Cersei: “Mas eu vou ser a rainha?”

Maggy: “Rainha sereis…até que venha uma outra, mais jovem e mais bonita, para derrubar você e roubar tudo aquilo que lhe for querido.”

Isso aparentemente já foi cumprido com Margaery Tyrell. Ela é mais jovem e mais bonita que Cersei, além de ter “tirado seu poder” quando se casou com seu filho Tommen. Isso explicaria o motivo de Cersei odiá-la tanto. Porém há quem diga que essa parte da profecia ainda não aconteceu.

Cersei: “O rei e eu teremos filhos?”

Maggy: “Oh, sim. Ele dezesseis, e vós três. (…) De ouro serão as suas coroas e de ouro as mortalhas. E quando as vossas lágrimas vos afogarem, o valonqar enrolará as mãos na vossa pálida garganta branca e estrangular-vos-á até vos roubar a vida.”

Robert é conhecido por ter sido pai de muitos filhos bastardos, mas eles nunca foram contados.

A palavra “valonqar” significa “irmão mais novo” em valiriano. Quem seria esse irmão mais novo? Vale notar que Maggy fala “O” valonqar, não “SEU” valonqar. Então poderia ser o irmão mais novo de qualquer pessoa, teoricamente. Confira algumas possibilidades e faça suas apostas:

Jaime Lannister

Ao longo da série, o irmão e amante de Cersei foi seu defensor mais ardente. Seu compromisso inabalável ao seu relacionamento tabu, no entanto, estão sendo testados pela mudança de comportamento da irmã. Seus filhos, que sempre foram o último resquício de humanidade dentro dela, se foram. Jaime ficou conhecido como “Regicida” justamente pra evitar que o rei louco incendiasse a cidade, e o fato dela ter explodido o Septo de Baelor e todos os seus ocupantes, observando com um sorriso e um copo de vinho comemorativo, demonstra que ela não está longe de seguir o mesmo caminho do antigo rei. Apesar de Jaime ser irmão gêmeo de Cersei, ele nasceu depois dela, então ainda se encaixa na Profecia do Valonqar.

Tyrion Lannister

Ninguém iria saborear sua morte tanto quanto ele. Na verdade, a complexidade e a amargura que definiu sua rivalidade ao longo da série já é o suficiente, mas agora que ele está servindo como a Mão da Rainha rival, suas animosidades vão alcançar novos níveis de intriga – e graças ao seu último encontro com Tywin Lannister, sabemos que Tyrion é totalmente capaz de matar um dos seus parentes.

Sor Sandor Clegane, o Cão

A profecia da bruxa disse que o “irmão mais novo” seria seu assassino, mas não especificou o irmão mais novo de quem – o que poderia, então, incluir o caçula do guarda-costas zumbificado de Cersei. Todos sabemos que Sandor tem bons motivos pra enfrentar o Montanha, logo qual seria o seu próximo passo depois de eliminar de uma vez por todas o seu irmão?

Arya Stark

A sexta temporada trouxe importantes eliminações da longa lista de Arya Stark – especialmente Walder Frey – e agora faltam apenas alguns nomes: Melisandre, Beric Dondarrion, Sor Gregor Clegane, Ilyn Payne e, é lógico, Cersei. E por conseguir assumir qualquer forma, Arya poderia muito bem matar a rainha sob o rosto de um de seus irmãos, concretizando a profecia, de certa forma.

Daenerys Targaryen

Outra principal candidata ao assassinato hipotético de Cersei é a mulher que tem o objetivo de derrubá-la, Daenerys Targaryen. A Mãe dos Dragões está atualmente a caminho de Westeros pra reivindicar o trono dos Sete Reinos e estas duas mulheres já provaram que não medem esforços pra alcançar suas ambições. Dany costuma travar a maioria das suas batalhas com palavras, permitindo que seus dragões e soldados façam todo o trabalho sujo, mas não há nada que ela não faria pra tirar Cersei do Trono de Ferro.

Biografia do Autor

Giovanni Christian

Designer, ilustrador, cinéfilo e nerd curitibano. Fã de Star Wars desde sempre, começou a participar das atividades do Conselho Jedi Paraná em 2009, e atualmente é um membro da organização do fã-clube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *