O mundo de referências nos desenhos animados

7739 Visualizações 1 Comentário

Todo fã de desenho já teve a sensação ao assistir alguns episódios de que o que estava vendo na tela parecia familiar. Algo legal de se ver nos desenhos infantis de hoje em dia é que muitos deles fazem referências, ou seja, o que era bom ficou ainda melhor.

Nesse artigo vamos falar de referências a outras séries, filmes e jogos, porque há um universo inteiro de referências de diversos tipos nos desenhos. Quem não conhece as inúmeras referências que os desenhos da Pixar e da Disney fazem entre si, mas vamos nos ater aos desenhos do nosso dia a dia. Aqueles exibidos no Cartoon Network.

O Cartoon vem se destacando faz tempo nos desenhos que produz, há quem diga que a época de ouro dos desenhos do canal fechado foi na década de 90. Essas pessoas não poderiam estar mais erradas. Veja bem, eu no auge dos meus 28 anos de idade cresci nessa época, em que O Laboratório de Dexter, Freakazoid, Os Rugrats, Pinky e Cérebro, etc. eram exibidos (nem todos no Cartoon), e de fato eram desenhos muito bons e que marcaram a minha geração. Mas equivocado é aquele que afirma que os desenhos de hoje em dia são ruins, tsc. Meu caro amigo, você precisa assistir os desenhos dessa nova geração, eles são ótimos e muito mais adultos e cheios de referência do que na nossa época. Sem dúvida eles são um prato cheio.

Agora que superamos essa fase, vamos abrir nossas mentes e entrar nesse mundo animado.

Atualmente o Cartoon exibe Hora de Aventura (Adventure Time), Apenas um Show (Regular Show), O Incrível Mundo de Gumball, Clarêncio o Otimista, Steven Universe e Titio Avô. As referências são mais claras em alguns, Apenas um Show é o campeão disparado delas.

Criado por J.G Quintel, Apenas um Show estreou em 2010 no canal fechado e é um deleite de referências dos anos 80 e 90. As referências são tantas que vale um artigo especial falando só disso, mas mesmo assim vamos dar um gostinho.

Pra começar, o episódio 24/25 da sexta temporada homenageia o anime Evangelion. A homenagem aparece na abertura e nos créditos, e durante o episódio Mordecai e Rigby se revezam nos papéis de Shinji, Misato e Asuka.

Apenas um Show Evangelion

Evangelion

Outra referência muito clara deixada por Quintel no desenho é um clássico dos anos 80. De Volta para o Futuro marcou toda uma geração e é consagrado até hoje, é claro que em um desenho com tantas referências dessa época o filme não poderia ficar de fora. O personagem chamado Techmo dirige um carro que parece indiscutivelmente com um Delorean em um dos episódios. Se você quiser conferir por si mesmo o nome do episódio é Saltitão Contra a Tecnologia.

Apenas um Show Delorean

De Volta para o Futuro

Uma das referência mais legais do desenho é sobre Uma Odisseia no Espaço. No episódio da 5ª temporada Rigby acaba comprando uma Wall Budy, que nada mais é que uma máquina divisória. Porém, Mordecari e Rigby acabam por sobrecarregar a máquina com suas ordens e ela se descontrola, bem como a já conhecida Hall 9000.

Apenas um Show Hall 9000

Uma Odisseia no Espaço

Ainda falando sobre Apenas um Show (J.G Quintel capricha mesmo!), essa é só para os fortes. Se você já assistiu Warriors com certeza se familiarizou com um episódio em especial da animação:

Apenas um Show Warriors

Warriors

A referência, como você pode ver, não é tão sutil. Ah, o episódio é o 22 da 4ª temporada.

Pra gente sair de Apenas um Show vamos falar apenas de mais uma referência: Senhor dos Anéis. No especial de Natal da série não só as cenas, mas o roteiro também homenagearam um dos maiores sucessos do cinema. Os funcionários do parque são obrigados a destruir um presente que concede qualquer desejo ao seu portador, mas há uma pegadinha: o presente também aflora tudo o que há de ruim em seu portador. Por fim, ele precisa ser destruído em lava, bem como o tão famoso anel.

Apenas um Show Senhor dos Anéis

Senhor dos Anéis

Outro desenho do Cartoon Network que faz muita referência a desenhos e games é Steven Universe. Inclusive sua criadora, Rebecca Sugar, confirmou que o desenho tem uma forte influência do anime Sailor Moon. E as batalhas, principalmente as que incluem Pérola, lembram mesmo a produção japonesa.

Steven Universe Pérola

Pérola em ação.

Steven Universe Pikachu

Alguém mais viu um Pikachu com antena nessa cena?

É claro que Hora de Aventura não poderia ficar fora dessa matéria. Ele é o queridinho dos fãs de desenhos e não deixa a desejar tanto em teorias conspiratórias como em referências. Há uma referência bem clara no episódio Memory of a Memory, em que o roteiro é bizarramente parecido com o argumento de Kaufman em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Na história Finn acaba viajando pelas memórias de Marceline a fim de apagar uma delas, e posteriormente a própria Marceline faz sua viagem às memórias de Finn para recuperar a sua própria apagada (deu pra entender?). À exemplo do filme, a memória também é relacionada com o seu futuro ex-namorado.

Hora de Aventura Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças

A primeira vista O Incrível Mundo de Gumball parecia ser um desenho realmente infantil, mas com o tempo foi ganhando os nossos corações, ainda mais com tantas referências batutas (?).

Se você já assistiu Busca Implacável o primeiro episódio da 3ª temporada certamente vai te despertar uma sensação de déjà vu. No episódio em questão as vozes de Gumball e Darwin mudam a medida que eles vão crescendo, em dado momento Gumball faz um telefonema para Penny e sua voz acaba virando um assustador e grosso garrancho. Nisso o pai dela acha que trata-se de alguém tentando ameaçar ou assustar sua família. Pegou a sacada?

O Incrível Mundo de Gumball Busca Implacável

Busca Implacável

No segundo episódio da 2ª temporada Gumball ensina Darwin a parar de ser tão bonzinho com os outros, mas as coisas acabam saindo do controle e seu irmão torna-se cruel com as pessoas. A melhor forma de resolver isso? Uma batalha épica de insultos no melhor estilo Street Fighter para apaziguar os ânimos, é claro.

O Incrível Mundo de Gumball Street Fighter

Street Fighter

Definitivamente os desenhos de hoje em dia podem ser tudo, menos entediantes.

Biografia do Autor

Lakini Suryana

Fanática por Harry Potter, mas publicitária e fotógrafa de formação. Trabalho com comunicação e encontrei na escrita uma das maneiras de me expressar.

1 Comentário
  1. João Fernando

    abril 26, 2016 às 1:39 am

    Certamente tem muito mais referências, mas como minha memória não é das melhores não vou lembrar de mais nenhuma rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *